Campanha de vacinação contra pólio termina nesta sexta-feira

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que teve inicio no dia 16 de junho, termina nesta sexta-feira (6). Até a manhã desta quarta (4), 873.835 crianças haviam sido imunizadas na Bahia, o que representa cerca de 80% do público alvo. A meta é vacinar 95%, ou seja, 1.080.715 crianças até 5 anos de idade. A vacinação esta disponível em 4.500 postos em todo o estado.

Neste ano, a campanha acontece em etapa única, sendo no primeiro semestre com a vacina oral, as chamadas gotinhas. Em agosto, será realizada em todo o país a campanha para atualização dos esquemas vacinais do calendário básico de vacinação da criança.

As crianças que estão começando o esquema vacinal - nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil - irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. A terceira dose (aos seis meses), a dose de reforço (15 meses) e as demais doses de campanha continuam com a vacina oral (as duas gotinhas). 

Erradicação da doença - O último registro da poliomielite no Brasil foi em 1989. A coordenadora do Programa de Imunização do Estado, Fátima Guirra, ressalta que a vacinação é importante para manter erradica a doença e evitar a sua reintrodução no país.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os anos de 2010 e 2011, 24 países registraram casos de poliomielite, na sua maioria, decorrentes de importações de Poliovírus selvagem de países endêmicos como o Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Ocorreu ainda o restabelecimento da transmissão em Angola, Chade, República do Congo e Sudão.